segunda-feira, 13 de abril de 2015

Vamos falar sobre bullying?

Em primeiro lugar, gostaria de confessar que a coisa mais difícil de acontecer comigo é dar cinco estrelas a um livro, quanto mais considerá-lo como um dos meus favoritos (sabe aqueles livros queridos "da vida"?).

Pois bem, saibam que vocês estão diante desta raridade, pois, meus amigos, Jennifer Brown arrasou meu coração ao escrever o icônico "A Lista Negra". E se vocês estão se perguntando se eu chorei muito com esta obra, vocês estão mais do que certos.

O livro conta a história de Valerie, mais conhecida como Val, e sua complicada trajetória pelo colégio Garvin. Ela era namorada de Nick, um garoto aparentemente doce e carinhoso, mas que escondia dentro de si um ódio sem tamanho em função do bullying que os dois sofriam diariamente na escola.

Val acaba desabafando todos os dias com o namorado e mostrando a ele sua lista negra, contendo o nome de todas as pessoas que ela odiava. Nick demonstrava a mesma raiva e, sem que a garota percebesse a veracidade de suas palavras, conversava com ela sobre como seria bom se todas aquelas pessoas sumissem e recebessem o que mereciam por atormentá-los todos os dias.

Numa manhã aparentemente calma, Val acaba tendo seu MP3 player quebrado por um das garotas que odiava e se queixa com Nick, que promete resolver o problema.  Instantes após o ocorrido, enquanto estavam na praça de alimentação do colégio, ele segue em direção à menina que quebrou o aparelho de sua namorada, saca uma arma, atira nela e termina cometendo um massacre contra todos aqueles nomeados na lista negra e, também, outros que nada tinham a ver com aquela situação.

Por uns instantes Val fica sem entender o que está acontecendo e, quando percebe o horror diante de seus olhos, corre atrás de Nick a fim de impedi-lo. Ela acaba levando um tiro na perna e perde a consciência.

Val é uma personagem que precisará exorcizar seus demônios interiores e tentar superar diversas dificuldades. Ela não era só a namorada do cara que matou seus colegas, mas também a idealizadora da lista negra, tornando-a uma suspeita de fazer parte crime. A vida de todos ao seu redor muda. Família, amigos e desconhecidos talvez não estejam mais dispostos a dar-lhe um voto de confiança.

Se vocês já perderam o fôlego só com esta breve narrativa, não imaginam como a autora deste livro pode ser incrível. Ela foi capaz de tratar de um tema comum de maneira extremamente delicada e com uma profundidade imensa.

Eu jamais havia lido nada sobre o assunto, mas com certeza romancear este problema foi uma boa maneira de tratar o conteúdo. Faz com que você se sinta na pele da personagem e sinta suas alegrias, angustias, frustrações e medos. Te mostra como é estar numa situação na qual você não tem "para onde correr", senão enfrentar seus problemas ou sucumbir às mazelas da vida.

"A Lista Negra"merece estar entre suas leituras. Portanto, assim que você tiver a oportunidade, se agarre nesta história e conheça o brilhantismo de Jennifer Brown.

Espero que tenham gostado e voltem sempre!!

2 comentários:

  1. Alessandra, eu acabei de ler o livro e corri para o meu blog para escrever sobre o quão emocionante ele é. Eu super concordo com você quando diz que "jamais havia lido nada sobre o assunto, mas com certeza romancear este problema foi uma boa maneira de tratar o conteúdo. Faz com que você se sinta na pele da personagem e sinta suas alegrias, angustias, frustrações e medos. Te mostra como é estar numa situação na qual você não tem "para onde correr", senão enfrentar seus problemas ou sucumbir às mazelas da vida." Eu, a todo momento, me senti dentro da história fazendo parte do grupo de estudantes do colégio garvin. O livro me fez refletir muito e teve um grande impacto sob mim. Jennifer, com toda certeza entra na minha lista de favoritos com essa sua obra. Vale muito a pena a leitura!

    http://escritos-rabiscados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maryanne, eu também me senti inserida na vida da personagem. Foi fantástico e eu sou fã da autora desde então. Beijos.

      Excluir

Deixe seu comentário sobre a resenha.