quinta-feira, 14 de maio de 2015

E-readers, ter ou não ter?

Hoje é dia de falar de uma relação complicada: amantes de livros x e-readers.


Talvez você já tenha aderido a esta nova maneira de ler, ou quem sabe está aí pensando se vale ou não a pena dispensar a alegria de possuir em mãos um bom e velho livro. 

Não importa em que situação você esteja, pois este post servirá para trabalhar esta questão de vários pontos de vista.

Para os amantes da literatura, não há sensação melhor do que sentir na pele as páginas de um livro. Porém, por mais agradável que seja acrescentar vários exemplares a sua estante, uma hora não há mais espaço, não é mesmo? Outra questão difícil é o fato de que muitas vezes estamos lendo uma obra deveras extensa e pesada, dificultando seu transporte para diversos lugares, seja em uma viagem ou dentro do ônibus a caminho do trabalho, do estágio, da faculdade, etc. 

É neste contexto que os e-readers se tornam uma "mão roda", permitindo a leitura de qualquer livro, independente de tamanho ou peso, pois estes dispositivos de leitura são extremamente leves e práticos para carregar, não importa o lugar.

Se você ainda não se sentiu incentivado, aí vai mais uma coisa boa a respeito deles: o valor dos livros diminui bastante, fazendo com que você possa comprar mais sem ocupar espaço (o "bolso" agradece). Ainda, para as compras online, não há necessidade de esperar o prazo do frete, basta que a obra esteja disponibilizada e pronto, já pode começar a devorar as páginas.

Eu sou uma amante dos livros, o nome do blog não me deixa mentir, mas faz tempo que desfruto do prazer de ler um e-book. Além de poder levar meu e-reader para qualquer lugar, até mesmo para as salas de espera de consultórios médicos, eu posso ler antes de dormir, com a luz apagada sem incomodar meu marido (que agradece - risos). Outro fator é que muitas vezes eu tenho vontade de ler alguma coisa, mas não faço questão de possuir o livro na minha estante e, sendo assim, o e-book é a melhor aposta.

É uma boa alternativa também para ajudar na preservação da natureza, isto se você quiser pensar por este lado. Por que não, né?

Caso você esteja curioso, meu e-reader é o Kindle paperwhite e eu estou gostando muito dele. Se você tiver um bom aparelho não vai ficar preocupado com nada além do valor sentimental que desenvolvemos ao ter um livro em mãos. Penso que este é o fator negativo desta nova "onda".

Também conheço pessoas que não querem nem tentar, já rechaçando a hipótese de cara, sem pensar duas vezes. Preconceito ou raízes? Talvez um pouco dos dois não é mesmo? Não que eu considere isto algo ruim, sou completamente capaz de compreender esta opção. Acho que eu não conseguiria imaginar minha vida sem um livro na minha estante de qualquer forma.

E você, já tem ou pensa em comprar um para você? Caso já tenha contato, o que achou da experiência?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a resenha.