terça-feira, 5 de maio de 2015

Há um Dom Quixote em todos nós.


Ah, senhores leitores. Que atire a primeira pedra aquele que nunca desejou ser parte de um grande livro. Ou talvez enamorar-se por algum personagem. 

Devanear-se com fantasias retiradas de inúmeras páginas, capítulos e letras, devoradas vorazmente para satisfazer os mais íntimos desejos de um leitor esperançoso por uma boa aventura.


Sei que vocês já pensaram desta maneira. Eu também. E é então que encontro em uma de minhas leituras, uma personagem como nós. Sim! 

Temos um amigo, um amigo-personagem, com as mesmas tormentas. Quem não se lembra de Dom Quixote de La Mancha, um auto entitulado cavaleiro de honra e glória imaginárias, escrito por Miguel de Cervantes?

Eu nunca havia lido Dom Quixote e confesso que conhecia pouca coisa desta obra. Com pouca coisa digo a expressão "lutar contra moinhos de vento" (risos). Sei que o livro é enorme, mas li a adaptação e gostei bastante. Nunca tive tanta dó de alguém como tive dele e de Sancho Pança. Foi muito difícil achar um capítulo sem que ele ou seu fiel escudeiro não estivessem apanhando ou sendo ridicularizados.

Dom Quixote era como nós, um leitor voraz. Adorava livros de cavalaria e passava muito tempo imaginando ser um dos grandes cavaleiros protetores dos fracos e oprimidos. Sua sede de histórias era tanta que o levou ao delírio. E então, acompanhado por Rocinante, seu velho cavalo magricela, e depois por Sancho Pança e seu burro, foi em busca de glórias e honrarias, em prol de seu amor pela inimaginavelmente bela Dulcinéia de Toboso, senhora de todo seu afeto.

A cada capítulo os dois amigos travam batalhas épica. Onde se vêem moinhos, há gigantes. Onde se vêem ovelhas, há exércitos cruéis e mais tudo o que a mente de um louco pode fabricar. E assim, com muito humor e imaginação são traçados os caminhos destes queridos lunáticos, fidalgo e escudeiro, até o fim desta jornada.

E você? Já quiz fazer parte de alguma história? Eu quero saber qual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a resenha.