sexta-feira, 15 de julho de 2016

A individualidade é veneno.

Se você é um grande fã de distopias, vou lhe fazer um pedido: esqueça tudo o que você já leu até hoje, dentro do gênero, e recomece a partir de Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley.

Não pense que estou exagerando. Isto é apenas a opinião de uma leitora que descobriu em um grande clássico a razão de o ser.

Atualmente, estamos acostumados a ser "bombardeados" com livros de distopia. Divergente, Jogos Vorazes, Legend: todos eles são exemplos dessa onda que se abateu no mundo literário, mas que tem raízes muito mais antigas do que você imagina.

É claro que no presente caso estamos falando de distopia adulta, mas dê uma chance e você vai entender do que eu estou falando. Nada de drama adolescente (não que isso não tenha seu valor), nada de séries e mais séries que não conseguimos terminar (apesar de eu gostar) e, por fim, nada do mesmo.

A proposta do autor foi chocar o leitor da época - 1932 - e conseguiu fazê-lo inclusive nos dias de hoje. Admirável Mundo Novo conta a história de uma sociedade que execrou todos os conceitos de humanidade, moral e religião e que adotou a rigidez do comportamento, segundo valores que, de acordo com eles, são essenciais para a vida social.

Não há casamento, mas sim multiplicidade de parceiros sexuais. O sexo não existe para procriação - vista como algo medonho - mas sim para diversão. Se você tem algum problema na vida ou angústia, tome soma - a droga distribuída pelo governo para que você mergulhe numa alegria interminável. Religião? Imagine! Boas doses de soma e orgias resolvem o problema. E castas. Cada indivíduo é modificado para servir a um propósito pré-determinado. 

Está achando isso tudo muito louco? Isso é porque você não leu o livro ainda. Acredite. Para todo ato há uma explicação, uma razão, um motivo que justifica as atitudes tomadas em prol do convívio social perfeito.

Eu não quero comentar absolutamente nada das personagens que encontramos no livro, pois foi o fato de eu não saber nada sobre eles que me fez ficar tão encantada. 

O que eu achei:

Amei!Amei!Amei!

O livro é recheado de passagens incríveis, citações de Shakespeare, descobertas que levam o leitor a refletir sobre a nossa realidade atual. Mesmo que você não concorde com nada do que é proposto, é possível compreender as razões apresentadas para o funcionamento daquele universo.

Esse clássico conquistou meu coração. Se tornou o que chamamos de "Livro da Vida", algo que jamais esquecerei de ter apreciado. Me deu vontade de ler todas as coisas que esse autor escreveu.

Enfim, termino essa resenha como comecei. Você adora distopias? Leia Admirável Mundo Novo e surpreenda-se.

Um comentário:

  1. Adorei a forma como falou sobre o livro! Até eu quero voltar a ler depois dessa e penso em começar com a sua sugestão! :* Beijos, Manola.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário sobre a resenha.